Notícias » COMIDA

13 de Março de 2018
Cinco motivos para incluir o peixe no seu cardápio
Além de saboroso, os peixes possuem diversos benefícios para a saúde e bem-estar
Clique para ampliar

O peixe é um dos alimentos que tem caído cada vez mais no gosto dos brasileiros. E não é para menos. Além de saboroso e permitir experimentar diferentes combinações na cozinha, os pescados também são muito nutritivos e trazem diversos benefícios para a saúde, além de contribuírem para o mercado de exportação no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, só em 2017 foram produzidos 697 mil toneladas de peixe no país, o que representa 8% a mais do que foi registrado em 2016. Ainda de acordo com o levantamento, a tilápia se tornou a espécie de peixe mais consumida pelos brasileiros, com 51,7% do cultivo da piscicultura nacional.

Esses índices se refletem na intensa procura do alimento para fazer parte da mesa daqueles que buscam uma alimentação saudável, já que ele é rico em proteínas, vitamina D, ácidos graxos e o tão estimado Ômega-3.

Nessa época, quando nos aproximamos da Semana Santa, muitas pessoas resolvem deixar a carne vermelha de lado e apostar na carne vinda do fundo do mar. Por conta disso, a Mar & Rio Pescados, empresa que atua no comércio de peixes desde 2004, listou cinco motivos para inserir o peixe no seu cardápio:

1. Tem importantes nutrientes para o corpo

Você sabia que as proteínas contidas nos peixes são fundamentais para o desenvolvimento humano? A Organização Mundial da Saúde recomenda comer 12 quilos de peixe por ano, pois assim o corpo recebe todos os nutrientes necessários. Além de serem bons substitutos da carne e do frango, seus benefícios vão desde ajudar na formação da pele, dos cabelos e da massa muscular até o fortalecimento das células e do sistema imunológico.

2. Previne doenças cardiovasculares

Vai um salmão aí? Pois saiba que peixes dessa espécie, assim como a sardinha e atum, são ótimos para fornecer o famigerado Ômega-3, nutriente bastante conhecido do público pela sua venda em forma de medicamentos. Sua principal função é agir no organismo como forma de diminuir a quantidade de colesterol ruim e aumentar a produção do colesterol bom.

Isso quer dizer que comer peixe minimiza o risco de ter infartos, aterosclerose e outros problemas do coração, assim como o Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame.

3. Ajuda a melhorar a memória

Apesar de quadros de esquecimento serem consequências comuns do envelhecimento do cérebro, estudos demonstram que idosos que comem peixes frequentemente têm maior concentração de massa cinzenta, um dos tecidos funcionais que envolvem o cérebro e que são responsáveis por proteger os neurônios que processam informações e armazenam as memórias. Além disso, diminuem o risco de desenvolverem doenças graves como câncer e Alzheimer.

4. Combate os sintomas da depressão

Segundos dados divulgados pela OMS, a depressão é uma doença que atinge cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. Os números de 2015 são um reflexo do que já é considerado como o mal do século. Mas incluir o peixe na alimentação tende a reduzir sua disseminação, já que o Ômega-3 contribui para promover os níveis de serotonina, substância que atua no cérebro para combater a depressão.

5. Versatilidade na cozinha

E o melhor é que dá para soltar sua criatividade e inovar nos pratos servidos com peixe em combinações que vão do clássico bacalhau até a culinária italiana, francesa e oriental. Tem para todos os gostos!

Só que para isso é importante escolher bem onde comprar o melhor tipo de peixe para colocar no seu cardápio semanal. Por isso, a Mar & Rio Pescados possui uma enorme variedade de produtos importados e de qualidade, que além de serem frescos, também vão garantir o preparo de uma refeição saborosa e saudável. São peixes inteiros, em postas, filés, lombos, pescados de origem oriental, frutos do mar, iguarias, especiarias, vegetais, petiscos e até rótulos de vinhos importados que aguçam seu paladar e deixam qualquer prato ainda mais gostoso.

E os benefícios de se comer peixe não param por aí. Ele também contribui na formação das crianças, prevenindo o desenvolvimento de asma, protege a visão, melhora suas noites de sono, é a melhor fonte de vitamina D, pode evitar o progresso de doenças autoimunes como a diabetes tipo 1 e ainda ajuda a controlar o peso por aumentar o metabolismo.

Fonte: (Diário da Região)



 
TOP MÚSICA
  • 1
    Gustavo Mioto - Gusttavo Lima

    Gustavo Mioto - Gusttavo Lima

    Onde Cabe Dois Part. Gusttavo Lima
  • 2
    Zé Neto e Cristiano

    Zé Neto e Cristiano

    BEBIDA NA FERIDA
  • 3
    Loubet

    Loubet

    Muié Brava
  • 4
    IZA - Marcelo Falcão

    IZA - Marcelo Falcão

    Pesadão
  • 5
    Luis Fonsi, Demi Lovato

    Luis Fonsi, Demi Lovato

    Échame La Culpa
  • 6
    Wesley Mattos

    Wesley Mattos

    BUMBUMBOMBOU
PUBLICIDADES
PEÇA SEU SOM
Nome:

Email:

Cidade / UF:

Pedido:

Por medida de segurança, digite os 5 dígitos
do código exibido abaixo

fvfbz
Copyright © 2018 - Band FM 95,9 Olímpia-SP