NOTÍCIAS » SAÚDE

13 de Fevereiro de 2018
Hipertensos devem ter atenção com consumo de álcool e quantidade de blocos
Médico afirma que pular o carnaval é saudável, mas quem tem problema de pressão não pode exagerar, nem descuidar dos medicamentos
Clique para ampliar

Boa parte das pessoas com hipertensão arterial se considera normal, sem doença cardiovascular, ledo engano. Por conta desse conceito errado, muitas vezes fazem coisas que acabam por levá-las a riscos de problemas evitáveis. No carnaval acontece uma dessas situações limites em que os níveis altos de pressão sem sintomas são desvalorizados, mesmo com potencial de causar danos.

Ao se pensar numa pessoa com essa doença cardiovascular nos vêm à cabeça a figura de um idoso doente, o que não é verdade. Hoje a hipertensão passou a ser detectada também na população de jovens ao redor dos 30 anos, com hábitos de vida pouco saudáveis participando de bloco carnavalesco ou mesmo assistindo aos desfiles. É preciso ter bom controle para consumir alimentos salgados e bebidas alcoólicas, pois em geral, neste período, tudo é feito sem limite.

Para as pessoas que têm hipertensão arterial controlada com medicamentos é importante que não deixem de tomá-los, fato frequente, seja com a desculpa de poder beber ou por simples esquecimento. Quanto ao volume e intensidade da participação física, seja numa escola de samba ou bloco, o nível de atividade física no carnaval deve ser aquele ao qual se está acostumado, mesmo não sendo um esportista regular. Talvez o melhor seja o velho conceito das crianças: cansou, parou.

Na verdade, para não estourar os limites deve-se diminuir bastante o ritmo físico, se reidratar com água pura e evitar alcoólicos destilados nessa hora. Parece esquisito falar isso, mas o exercício físico dentro dos limites de cada um é altamente favorável para quem tem hipertensão arterial, uma vez que o esforço físico moderado tem efeitos benéficos de ajudar a manter controlada a pressão arterial por quase 48 horas.


+ NOTÍCIAS


 
TOP MÚSICA
  • 1
    Gustavo Lima

    Gustavo Lima

    Zé da recaída
  • 2
    Anitta

    Anitta

    Medicina
  • 3
    Maiara e Maraisa

    Maiara e Maraisa

    Coaração infectado
  • 4
    Humberto e Ronaldo - Não Fala Não Pra Mim

    Humberto e Ronaldo - Não Fala Não Pra Mim

    Não Fala Não Pra Mim
  • 5
    Henrique e Juliano

    Henrique e Juliano

    Quem pegou pegou
  • 6
    Ed  Sheeran

    Ed Sheeran

    Perfect
PEÇA SEU SOM
Nome:

Email:

Cidade / UF:

Pedido:

Por medida de segurança, digite os 5 dígitos
do código exibido abaixo

rx2v0
Copyright © 2018 - Band FM 95,9 Olímpia-SP