Notícias » MÚSICA

03 de Outubro de 2019
Grammy Latino ganha força com o cancelamento do Prêmio da Música Brasileira em 2019
Clique para ampliar

A rigor, nenhum dos dois principais prêmios concedidos a quem faz música no Brasil – o Prêmio da Música Brasileira e o Grammy Latino – tem peso ou importância para mudar o status de um artista nacional no caso de vitórias em categorias relevantes.

Criado pelo empresário José Maurício Machline no fim da década de 1980, o Prêmio da Música Brasileira sempre repercutiu mais pelos números musicais – roteirizados com a intenção de celebrar a obra de um determinado compositor – e pelo festivo encontro da classe artística do que pela premiação em si.

Já o Grammy Latino é voltado primordialmente para a produção musical dos países de língua hispânica e geralmente minimiza (quando não ignora...) a produção fonográfica brasileira em categorias gerais como Álbum do ano e Gravação do ano. As categorias que realmente contam e fazem diferença, ressalte-se.

No Grammy Latino, o Brasil concorre com ele mesmo, nas categorias criadas exclusivamente para premiar a produção fonográfica nacional. A barreira da língua gerou apartheid que isola o Brasil no Grammy Latino.

De todo modo, o Grammy Latino – cuja arte (foto acima) da 20ª edição é obra do artista plástico cubano Alberto Lago – ganha naturalmente mais força no Brasil com o anúncio do cancelamento da 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira, inviabilizada neste ano de 2019 pela interrupção do patrocínio da empresa estatal que bancou os custos do evento nos últimos anos.

Mesmo sem real relevância no Brasil, o Grammy Latino se beneficia inevitavelmente do fim (espera-se que não definitivo, embora já haja incertezas sobre a realização da edição de 2020) do Prêmio da Música Brasileira porque se torna automaticamente o único prêmio que abrange todos os nichos da pulverizada produção nacional.

Sem falar que a marca Grammy tem força em âmbito mundial. De todo modo, numa época em que a produção fonográfica é tão vasta quanto volátil, um prêmio (quando concedido com seriedade) serve – ao menos em tese – para separar o joio do trio e apontar os reais destaques entre tantos discos despejados diariamente nos players digitais.


+ NOTÍCIAS


 
Top Músicas
  • 1
    Marília Mendonça

    Marília Mendonça

    Todo Mundo Vai Sofrer
  • 2
    Wesley Safadão

    Wesley Safadão

    Igual Ela, Só Uma
  • 3
    Jorge e Mateus

    Jorge e Mateus

    Tijolão
  • 4
    Gusttavo Lima

    Gusttavo Lima

    Cem Mil
  • 5
    Bruno e Marrone, Jorge e Mateus

    Bruno e Marrone, Jorge e Mateus

    Surto De Amor
  • 6
    Felipe Araújo

    Felipe Araújo

    Espaçosa Demais
Peça seu som
Nome:

Email:

Cidade / UF:

Pedido:

Por medida de segurança, digite os 5 dígitos
do código exibido abaixo

2c8zv
Copyright © 2019 - Band FM 95,9 Olímpia-SP